28 de ago. de 2009

Legista afirma oficialmente que morte de Michael Jackson foi homicídio

Michael Jackson em ensaio na véspera de sua morte / Reprodução

LOS ANGELES - O legista do município de Los Angeles divulgou que a morte de Michael Jackson foi um homicídio causado principalmente pela combinação de duas drogas. O relatório dos legistas afirma oficialmente, pela primeira vez, que o cantor foi assassinado. A família de Jackson divulgou comunicado elogiando as investigações da polícia. "Esperamos o dia em que a Justiça será feita", diz a nota.

O médico particular de Michael Jackson, Conrad Murray, pode ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar). O Departamento de Polícia de Los Angeles disse que sua investigação sobre a morte do cantor segue em andamento, mas que policiais estão repassando o caso a procuradores para que possíveis acusações criminais sejam feitas.

No comunicado divulgado nesta sexta-feira, o legista afirmou que a causa da morte foi uma intoxicação aguda causada pelo anestésico propofol. Outros sedativos contribuíram para a morte, mais notadamente o lorazepam.

A lista de drogas no organismo de Jackson é uma mistura de um coquetel de sedativos, analgésicos e um estimulante. O midazolam é um sedativo similar ao propofol, usado para deixar pacientes sonolentos mas não inconscientes durante procedimentos como a colonoscopia. O diazepam, versão genérica do Valium, é usado para diminuir a ansiedade, enquanto a lidocaína é um analgésico e a efedrina é um estimulante.

O legista não liberou todo o conteúdo do laudo da autópsia do cantor, afirmando ser uma questão de segurança requisitada pelas autoridades de Los Angeles.

O Dr. Conrad Murray, médico particular do pop star, disse à polícia que aplicou propofol em Jackson na manhã do dia 25 de junho, após ter administrado uma série de sedativos que não foram capazes de fazer o cantor dormir. Murray já era alvo do que a polícia chama de uma investigação por crime de negligência.

Michael Jackson morreu no dia 25 de junho e completaria 51 anos neste sábado. O enterro seria na data do aniversário mas foi adiado para quinta-feira.

Leia mais:

Nenhum comentário: